Album Copa do Mundo 1982 – Tatoo na Copa (Chicletes)

Que todo colecionador de álbuns de figurinhas de copa do mundo lembra do álbum da ping-pong, nós sabemos!

Mas não foi apenas este chiclete que fez parte do mundial de futebol na Espanha em 1982. O chicle Tatoo nos brindou com “a grande história das copas” com figurinhas que, juntamente com seu poster-album, eram um verdadeiro QUIZ com perguntas e respostas que desafiavam os colecionadores.

O album (ou poster-album, como queira) veio com espaço para 135 figurinhas que eram a resposta para seu campo correspondente no álbum:

1

Curioso, para uma coleção que se propunha a ser a “história das copas”, é a falta de Pelé entre as figurinhas.

Nos sabores tutti-fruti e hortelã, duas embalagens diferentes traziam a figurinha e o chicle (ou pelo menos três se o colecionador, mais detalhista, entender que a mudança de cor da camisa do jogador pode ser uma variante da embalagem):

2

Veja as 135 figurinhas e, ao final, voltaremos com mais curiosidades da coleção (origem, variantes, figurinhas com cores diferentes e a verdadeira quantidade de figurinhas do álbum):

3A

3B

4B

4C

5A

5B

6A

6B

7A

7B

8A

8B

9A

9B

10A

10B

11A

11B

12A

12B

Assim como toda e boa coleção de chicletes dos anos 80, o Tatoo também tem seus mistérios e, claro, suas figurinhas ditas “variantes”.

São 16 figurinhas extras (com mesma numeração de outras do álbum) sendo: 11 jogadores da seleção brasileira e 5 curiosidades. Nestes jogadores brasileiros mais uma vez destacamos a ausência de Pelé.

Destaque nestas figurinhas variantes é uma faixa laranja (contrária à faixa branca na maioria das figurinhas):

13

14

15

ATENÇÃO: A FIGURINHA DE NÚMERO 72 COM A FAIXA LARANJA (CACHORRO OLHANDO O JORNAL) FALTA NA NOSSA COLEÇÃO. CASO POSSA NOS AJUDAR, ENVIE E-MAIL PARA museudacopa@gmail.com.

16

Considerando as 16 figurinhas acima com a “tarja laranja”, o álbum chega a um total de 151 figurinhas realmente diferentes.

Mais um fato curioso é quem seriam as figurinhas variantes. Para muitos, aquelas em amarelo são as variantes. Porém, quando se analisa a pergunta do álbum com a resposta da figurinha, essa teoria perde um pouco de força. Observe o exemplo da figurinha número 70:

17

Lista detalhada das 16 figurinhas que possuem variantes: 20 – 26 – 27 – 28 – 29 -31 -34 -43 – 44 -45 -50 – 70 – 72 -74 – 75 e 77.

Além destas figurinhas acima que, sem dúvidas, são figurinhas variantes, há ainda várias outras figurinhas com pequenas diferenças de cores (muito comum nas figurinhas de chiclete dos anos 80). Veja algumas delas:

18

19

Outro fato bem curioso nesta coleção é a origem de algumas figurinhas. A revista “História das COPA DO MUNDO em Quadrinhos” (editora Brasil-América) lançada antes da Copa do Mundo de 1978 contava a história dos mundiais de futebol de forma bem divertida. O que pouca gente sabe é que seus quadrinhos serviram de inspiração para algumas figurinhas do chiclete Tatto na copa do mundo seguinte:

20

21

22

23

24

25

26

Naquele mesmo mundial de 1982 o CHICLE GLOBO lançou, na Argentina, um poster muito similar ao tatoo brasileiro. Sendo aquele com um número menor de figurinhas: 90 figurinhas das quais 85 eram a mesma imagem das lançadas no Brasil:

27

Terminamos esta postagem brindando o leitor com uma propaganda do chicle tatoo de 1982:

https://www.youtube.com/watch?v=cP1zT1QD_a8

Nossos agradecimentos aos colecionadores Joel Vieira e Alejandro Abiusi por anos de trocas de informações e na incansável ajuda de completar uma das mais fascinantes coleções de chicletes com o tema copa do mundo!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>