Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Bolas Copa do Mundo

1930 – Modelo T  (uruguaia) com 70 cm e Tiento (argentina) com 68 cm de diâmetro

A primeira copa do mundo trouxe uma bola dividida em 12 partes e com uma costura nada discreta o que fazia com que vários jogadores usassem uma bandagem na cabeça para se proteger. A curiosidade ficou por parte dos modelos utilizados na final. A Argentina fazia questão de usar seu modelo (um pouco menor e mais leve) e os Uruguaios, o deles. O acordo foi que cada bola seria utilizada por meio tempo. Assim o primeiro tempo foi utilizada a bola Argentina que venceu o período por 2 x 1 e no segundo tempo, utilizando a bola Uruguaia, estes viraram o jogo para 4 x 2 e se sagraram os primeiros campeões mundiais.

1934 – Federale 102

Bola de couro e dividida em 12 gomos. Possuía praticamente as mesmas especificações da bola de 1930 – pesada e com as mesmas costuras externas o que fazia os jogadores ainda utilizassem as faixas ou toucas na cabeça para se protegerem.

1938 – Allen

Praticamente a mesma bola utilizada nas duas copas anteriores. A maior diferença era o couro.

1950 – Duplo – T

Finalmente estavam descartadas as costuras externas. A primeira revolução das bolas de futebol nas copas do mundo se deu no Brasil em 1950. Apesar de possuir os mesmos 12 gomos a Duplo – T trazia uma câmara interna inflada com válvula de enchimento (similar às utilizadas até os dias atuais).

1954 –  Swiss WC Match Ball

Apesar de similar à de 1950 esta bola trazia 18 gomos e ficou marcada como uma das primeiras padronizações da FIFA em copas do mundo devido ao seu peso e diâmetro.

1958 – Top Star

Possuía os mesmos 18 gomos de 1954. Ficou marcada devido a sua escolha, pois, pela primeira vez, a FIFA fez um teste entre fabricantes. Estima-se que mais de 100 empresas participaram da escolha. Havia sua versão em duas cores.

1962 – Mr. Crack

Apesar de ter sido a primeira bola de copa do mundo a ter tido “ajuda” da Adidas, a Mr. Crack recebeu inúmeras críticas pelo fato de absorver a água da chuva e ficar extremamente pesada. Era composta de 18 formas poligonais irregulares.

1966 – Challenge 4-Star

Esta bola foi a última antes da “Era Adidas”. Com 24 gomos também foi a escolhida entre uma seleção efetuada pela FIFA.

1970 – Telstar

A partir de 1970 a Adidas passa a fabricar as bolas de copa do mundo dando início à terceira geração de bolas. Uma mistura do nome Televisão e Estrela (em inglês), a Telstar possuía 32 gomos (com 12 pentágonos pretos e 20 hexágonos brancos). A distinção das cores serviu para facilitar a transmissão em preto e branco pelas emissoras. Esta foi a primeira bola a ter “um nome”, pois as demais levavam o nome da sua marca.

1974 – Telstar Durlast

Com pequenas diferenças nos escritos foi praticamente a mesma bola utilizada em 1970.

1978 – Tango

Seu nome foi uma homenagem à tradicional dança argentina. Seu desenho com 12 círculos iguais permaneceu até a copa de 1998. Possuis os mesmos 32 painéis de suas antecessoras.

1982 – Tango Espana

Praticamente idêntica a bola da última copa. Destacou-se por ser a última bola de couro utilizada em copas do mundo e por ser mais resistente à água.

1986 – Azteca

A bola Azteca foi a primeira inteiramente fabricada com um material sintético e possuía uma decoração típica da civilização asteca.

1990 – Etrusco Único

Homenagem à civilização etrusca, a bola de 1990 trazia três leões que decoravam o seu desenho.

1994 – Questra

Seu significado era “a busca para as estrelas”.

1998 – Tricolore

Foi a última com o design da Tango de 1978. Foi a primeira bola colorida, em homenagem às cores da França

2002 – Fevernova

Primeira bola a apresentar um design futurista. Considerada mais leve trazia muitas mudanças técnicas. Recebeu muitas críticas. Esta bola deu início a quarta e última geração de bolas – as tecnológicas.

2006 – Teamgeist

Seu significado é “espírito de equipe” em alemão. Foi a primeira bola 100% impermeável. Suas junções no 14 painéis eram seladas pelo calor e não costuradas.

2010 – Jabulani

Sem dúvida a mais criticada bola da história das copas do mundo. Sua tradução seria “festejar”. Trazia uma estampa em onze cores simbolizando os jogadores das equipes e as 11 línguas da África do Sul.

2014 – Brazuca

Em votação, 77,8% dos mais de um milhão de brasileiros escolheram o nome Brazuca ao invés dos nomes “Bossa Nova” ou “Carnavalesca”. Foi claramente aprovada pelos jogadores após o “fracasso” da bola de 2010.

2018 – Telstar 18

TELLSTAR 2018

A bola da Copa do Mundo de 2018 – TELSTAR18 – faz uma homenagem à bola do mundial de 1970, trazendo seu nome e suas cores. A diferença é a tecnologia do material (primeira a vir com chip) e a utilização de matéria prima reciclável. Abaixo a bola utilizada na segunda fase da competição:

2018 final

14 respostas

  1. Sou colecionador de bolas oficiais de futebol. Parabéns pela coleção. As mais antigas, antes de 1970, caso em algum momento tenham interesse em vender, tenho interesse em comprar. Att.

    1. Olá David. Nós não vendemos nenhum item do nosso site. São itens de nossa coleção. Todavia temos o contato do fornecedor destas bolas. Caso deseje, favor enviar e-mail para museudacopa@gmail.com que indicaremos o fornecedor na Europa.

    2. Boa Tarde tenho uma bola autografada pelos jogador da seleção brasileira de 1982, reliquia que estou disposto a vender

      Sylpho 31 992228181

    3. Bola Autografada Pela Seleção Brasileira Da Copa Do Mundo De 1982.
      Entre As Assinaturas Estão, ZICO, FALCÃO, CARECA, SÓCRATES, ÉDER ALEIXO Entre Outros.

      Relíquia !!!
      31 992228181

  2. Olá, que demais essa coleção! Muito legal, queria tentar fazer uma também. Será que você ainda poderia me passar o contato do fornecedor das bolas mais antigas, meu e-mail é ric.villas@gmail.com.
    Também adorei os álbuns, eu coleciono desde 1990 todos os álbuns da copa. Comecei a querer colecionar os envelopes também, mas não tenho os envelopes de 90, 94 da panini (alías, achei seu blog procurando por esses envelopes).
    Muitíssimo obrigado e parabéns pela coleção.
    Ricardo

  3. Oi amigo, parabéns pela coleção. Eu tb coleciono e estou com uma dúvida, talvez vc tenha a informação. Essa copa de 2018, a Adidas lançou duas mini bolas, a da fase de grupos e a do mata-mata. Vc saberia dizer se as outras copas a adidas tb lançou mais de um modelo de mini bolas? eu vi que a brazuca teve um modelo especial de bola para a final (com detalhes dourados), mas não estou conseguindo saber se foi feita uma mini bola dessa versão da brazuka. O mesmo aconteceu com a copa da alemanha (teve uma boa especial para a final) e e não sei se houve mini bola desse modelo. Vc saberia? Mto obrigado pela ajuda.

      1. Ola Ricardo sou colecionador dessas minibolas tambem me passa seu email para podemos trocar uma ideia, pelo que sei a coleçao de minibolas tem sim uma mini bola especical da brazucas final que e dourada e tem tambem uma da jabulane mini da final com os detalhes amarelo, me passa seu email Ricardo pois podemos nos ajudar pois tenho algumas faltando na minha coleçao

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja Mais

Postagens relacionadas

plugins premium WordPress