Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Como tudo começou

 

logo-museu-da-copa-2015

“Na copa do mundo de 1986, quando eu tinha nove anos, com as figurinhas do chiclete ping-pong.”   Esta é a resposta de uma das perguntas mais comuns que me fazem: “como tudo começou?”.

Era uma época muito diferente da atual. As televisões ainda traziam antigos problemas. Lembro, como se fosse hoje, que nos intervalos dos jogos meu irmão subia na casa e começava aquelas perguntas que os mais antigos lembram muito bem:

– “Tá bom? Tá bom? …”

– “Não… vire mais para a direita…”

Até que a antena ficava numa boa posição para que o segundo tempo do jogo pudesse ser assistido sem tantas faíscas na imagem da TV.

Enquanto isso, ou logo após os jogos, eu e a garotada da rua nos reuníamos para comprar chicletes (e jogá-los fora – ninguém conseguia mascar tantos) e pegar a sua preciosa figurinha.

Após a copa do mundo, apenas um colega da rua conseguiu completar todas as 168 figurinhas pequenas disponíveis que vinham nas embalagens do ping-pong: “Caçote” – carinhoso apelido do meu amigo Hilo Júnior que, vinte anos depois, me doou suas figurinhas as quais guardo comigo como um dos itens mais preciosos da coleção.

Os anos se passaram e a partir daí fui colecionando álbuns e mais álbuns adicionados a revistas antigas que meu pai e minha irmã guardaram ao longo dos anos.

O meu primeiro desafio como colecionador foi adquirir álbuns da editora panini de figurinhas de copas anteriores a de 1986, em seguida adquirir álbuns de outras editoras independente do ano da copa, culminando em conseguir todos os álbuns possíveis e imagináveis, sejam oficiais ou não, de todas as copas do mundo.

Três décadas depois cheguei ao inimaginável acervo (para aquele garoto de nove anos em 1986) de aproximadamente 500 álbuns de copa do mundo. Descobri, com muito esforço, que os primeiros com este tema foram lançados em 1950.

Todavia a coleção não é composta apenas por álbuns de figurinhas, outros itens deste tema mágico me encantaram: revistas – chaveiros – ingressos – tabelas – bolas – mascotes – flâmulas – cartelas e tantas outras coisas.

Atualmente, o acervo consta de milhares de itens, com destaque para as mascotes, as mini bolas (únicas réplicas da coleção) e os ingressos (como é bom ter o maracanazzo e o mineirazzo na mesma pasta…).

Marcos Medeiros

plugins premium WordPress